PNL 14/20

LER + Forte da Casa

 

O projeto Ler + 14/20 Forte da Casa – Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura (PNL) é um projeto de mediação de leitura e de escrita criativa, que irá decorrer entre 2019 e 2021. A Escola Secundária do Forte da Casa (ESFC), do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa (AEFC), é a entidade coordenadora e tem, como entidades parceiras, a Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria (BMPSI), a Casa da Juventude de Forte da Casa (CJFC) e a Laredo – Associação Cultural.

Os responsáveis são Cristina Cruz (professora bibliotecária do AEFC), Conceição Matos (Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria), Vanda Maia e Anabela Pereira (Casa da Juventude de Forte da Casa) e Maria José Vitorino e Miguel Horta (Laredo).

Ler + 14/20 é um projeto de mediação de leitura e de escrita criativa. Os alunos participarão num programa de Capacitação de Jovens Mediadores de Leitura da Laredo, assim como em workshops de escrita criativa da Casa da Juventude de Forte da Casa. Serão promovidos concursos de leitura e escrita e os alunos participarão nos eventos públicos Xira a Ler II e Festival de Juventude de Vila Franca de Xira.

O projeto decorre entre 2018 a 2021, prevendo-se que as atividades programadas sejam realizadas neste período de tempo.

O grupo inicial de alunos mentores do projeto é constituído por seis jovens do 12.º ano PTAI e PTAS, da turma dos cursos técnico-profissionais de Apoio à Infância e Auxiliar de Saúde, que a tal se propuseram voluntariamente.

As turmas do 10º PTAI (1 turma do ano), serão os grupos dinamizadores das atividades e vão ser alvo do processo formativo, prevendo-se que estes jovens promovam a leitura em várias atividades programadas ao longo dos anos letivos, com os parceiros e junto da comunidade local.

As atividades serão abertas à participação de outros alunos da Escola Secundária de Forte da Casa. Todo o processo é apoiado por professores da entidade promotora, formadores e técnicos das entidades parceiras.

O projeto tem, como público-alvo, jovens alunos do agrupamento AEFC e outros jovens das comunidades residentes na localidade e/ou na freguesia, atuais e/ou potenciais utilizadores da Casa da Juventude, e das Bibliotecas Municipais e Escolares.

Os espaços de realização das atividades serão, prioritariamente, a Escola Secundária do Forte da Casa, sede do AEFC, a Biblioteca Municipal de Póvoa de Santa Iria e a Casa da Juventude de Forte da Casa.

O cronograma geral do projeto, a concretizar ao longo de três anos, é o seguinte:

2018/2019: Janeiro/Fevereiro: Itinerário Formativo (Ciclo I), Escrita Criativa (Workshop I); Março/Maio: Diversas atividades entre jovens, Eventos públicos (Xira a Ler, Festival da Juventude).

2019/2020, e 2020/2021: Setembro/Dezembro: Itinerário Formativo (Ciclo II), Escrita Criativa (Workshop II), Outras atividades entre jovens, Eventos públicos.

O público-alvo estimado para as atividades a promover pelos jovens, decorrentes da capacitação, é o seguinte:

      • 60 alunos promotores
      • 6 professores promotores/embaixadores
      • 40 outros professores
      • 1000 outros utilizadores/recetores de atividades

A participação em atividades públicas (a definir com os jovens e as entidades parceiras) será confirmada por estatísticas e relatórios.

 

Itinerário formativo. Ciclo I – por Laredo

  • Com equipa de apoio – sessão de enquadramento – 16 de Janeiro de 2019 (3 h)
  • Com jovens 14-20 – ES Forte da Casa, Outro – 26 participantes – 4 sessões, total 10 h: 17, 24, 29 de Janeiro de 2019, 6 de Fevereiro de 2019, total: 10 h

Workshop Escrita Criativa – formadora convidada Margarida Fonseca Santos

11.02.2019 – Casa da Juventude, 15 participantes jovens, 3 h

 

Divulgação na web:

Facebook:

          https://www.facebook.com/groups/LER1420FORTEDACASA/

Site:

          www.aefc.bibliotecaescolar.pt

Instagram:

          https://www.instagram.com/pnlaefortedacasa1420/?hl=pt

Página do AE:

          portalaefc.edu.pt

 

Morada: R. República. 2626-503 Forte da Casa

Telefone: 219568830

E-mail: pnlfortedacasa@gmail.com

 

Total Page Visits: 95 - Today Page Visits: 3
Partilhar