Biblioteca da Escola Básica 2,3 Padre José Rota

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca
Creio que uma forma de felicidade é a Leitura

Jorge Luís Borges

A Biblioteca/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2.3 Padre José Rota foi criada a 27 de Janeiro de 2003.

Atualmente, o seu corpo discente caracteriza-se por uma coexistência de diferentes culturas com as inerentes diferenças de valores e tradições.

Os cerca de 600 alunos que frequentam a escola estão distribuídos pelos 5 anos de escolaridade que compõem os 2º e 3º ciclos do ensino básico; pelo CEF (Curso de Educação e Formação) e ainda 3 turmas do 4ºAno de Escolaridade. É este o público-alvo para a qual a Biblioteca Escolar disponibiliza os seus recursos educativos e define atividades no seu Plano Anual e Mensal de atividades.  A Biblioteca Escolar desenvolve atividades formativas, informativas, lúdicas proporcionando aos seus utilizadores um rasgar de horizontes culturais, estéticos, cívicos. É nossa função criar oportunidades de crescimento, diminuir desigualdades, fomentar a criatividade, estimular o gosto pela leitura, promover a inclusão.

A Biblioteca Escolar rege a sua atividade com base em documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa e das bibliotecas escolares: Projeto Educativo, Plano Anual e Mensal de Atividades, Manual de Procedimentos, Regulamento Interno.

Atualmente a coleção da biblioteca é constituída por mais de 6 mil itens entre material livro e não livro (Dvds, cds, cd-rom, jornais e revistas) que se encontram disponíveis a todos os seus utilizadores. O número anual de utilizadores é cerca de 10 mil entre utilizadores individuais, em grupo turma acompanhados pelos docentes ou que assistem a atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar.

Ao nível da promoção da leitura e do gosto pelos livros temos trazido a esta Biblioteca inúmeros escritores como por exemplo: Luísa Ducla Soares, Alice Vieira, Sara Rodrigues, Daniel Completo, Pedro Seromenho, Manuela Ribeiro, Isabel Zambujal, Cláudia Manata.

Em conjunto com os colegas de Língua Portuguesa temos trazido à Biblioteca Escolar grupos de teatro que vêm apresentar peças como: O Príncipe Nabo, Os Piratas, História de Portugal Contado e Cantado.

Organizámos debates e palestras sobre questões da actualidade onde estiveram presentes nomes como a deputada Rita Rato, o realizador José Meireles, a jurista Dr.ª Paula Varandas, elementos da Escola Segura e da Prevenção Rodoviária, a Associação José Afonso, a editora Santillana, nutricionistas, terapeutas da fala, elementos dos Museus do Concelho de Vila Franca de Xira e da Biblioteca Municipal da Póvoa de Santa Iria, a ONGD AidGlobal.

Organizamos Feiras do Livro e dinamizámos atividades que fossem ao encontro aos curricula dos alunos e atividades de desenvolvimento do sentido estético, do espírito crítico, dos valores de cidadania global, de enriquecimento cultural.

Partilhar