Sessão com o professor e poeta Joaquim Marques

 

Com a Semana da Leitura a decorrer, entre 8 e 12 de março, e no âmbito do Projeto PNL -LER+ FORTE DA CASA, o professor e poeta Joaquim Marques voltou ao AEFC para partilhar connosco a sua poesia em palavra, voz e imagem.

O “poeta-filósofo” desenha caminhos para despertar a nossa atenção ao mundo. Convida-nos a um olhar particular e sensível, permitindo a arte de nos maravilharmos com a vida. Para ele, a poesia é uma explicação do mundo. É assim que as palavras ganham importância na poesia, uma vez que suscitam perceções que contribuem para um entendimento sensível do que nos rodeia.

Numa viagem, ainda que digital, pelos poemas até agora editados em várias obras, encontrámos uma história de amor contada aos pedacinhos. Um pouco à maneira de um puzzle, os vários poemas afirmam-se no seu próprio sentido, e associam-se para contar uma história.

O poeta convida-nos a deitar um olhar atento ao mundo em que vivemos, porque nele há poesia e convida-nos a apreciá-la, não deixando que o nosso olhar o banalize, mas o reencontre com surpresa genuína a cada instante. Neste sentido, a poesia vai além da compreensão do mundo. A poesia dá também vida ao mundo.

 

Total Page Visits: 642 - Today Page Visits: 1
Partilhar