XIV Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global

 

No dia 12 de outubro de 2019 decorrerá na ESE de Lisboa o XIV Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global aberto a Jovens e Adultos/as.

A temática a trabalhar neste encontro será a da Participação, Cidadania e Escola. Jovens e Adultos em Reflexão e, pela primeira vez contará também com a possibilidade de participação de jovens estudantes. Pretende-se que seja um “laboratório” de diagnóstico dos problemas de participação e envolvimento da comunidade educativa nas Escolas e um momento de partilha de alguns caminhos que têm vindo a ser experimentados.

O encontro será promovido pela Rede ECG, em parceria com a ESE de Lisboa, o Centro de Formação de Escolas António Sérgio e com o cofinanciamento do Camões IP. O período da tarde será dedicado a 7 oficinas que serão dinamizadas pelo ComparteEscola da FlorestaEscolas UBUNTUGreve ClimáticaMovimento da Escola ModernaRede de Escolas Democracia Participativa e Rede Inducar, também parceiros deste encontro.

Este XIV Encontro Nacional de ECG terá como objetivo reconhecer a Educação para a Cidadania Global como um vetor importante para a transformação social a partir:

  • da promoção da reflexão de jovens e adultos/as sobre processos de participação, com base na escola;
  • de espaços de diálogo e partilha entre todas as pessoas participantes (jovens e adultos/as);
  • da divulgação da Rede de Educação para a Cidadania Global.

Encontram AQUI o Cartaz de divulgação do Encontro.

O Encontro Nacional de Educação para a Cidadania Global será certificado como Ação de Curta Duração (ACD) para educadores/as de infância, professores/as do ensino básico e secundário e professores/as do ensino especial pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio.

Para todas as pessoas adultas, a inscrição implica o pagamento de um contributo solidário de 11,00€. Este valor servirá para garantir o pagamento das despesas relativas ao almoço dos e das participantes, a criação de um espaço de acolhimento de crianças, e apoio nas deslocações de quem vem de fora da área da Grande Lisboa. Dependendo dos pedidos que nos chegarem e dos contributos solidários angariados, a organização comparticipará as despesas de deslocação.

Para tal, devem ser pedidas faturas em nome da FGS, membro da Equipa Organizadora do XIV Encontro Nacional de ECG e entidade legal responsável pelo mesmo, e com o NIF da FGS: 507 002 130. As faturas devem ser enviadas por correio nas duas semanas a seguir ao Encontro para FGS – Estrada da Torre, n.º 26, 1750-296 Lisboa, juntamente com o respetivo IBAN para o qual se deve realizar o reembolso.

Se estão interessados/as, reservem desde já esta data nas vossas agendas e inscrevam-se até ao próximo dia 6 de outubro AQUI.

Contamos com a vossa divulgação junto dos vossos contactos, nomeadamente junto dos/as colegas, professores/as, educadores/as, alunos/as, parceiros/as, familiares e amigos/as que possam estar interessados/as.

Para mais informações ou para quaisquer esclarecimentos que julguem necessários, contactem por favor a Rede ECG em geral@rede-ecg.pt.

 

A Rede de Educação para a Cidadania Global

Total Page Visits: 63 - Today Page Visits: 1
Partilhar