O Forte da Casa e a Rota Histórica das Linhas de Torres

O Agrupamento das Escolas do Forte da Casa abraçou, com muito entusiasmo, o Projeto da Associação Rotas Históricas das Linhas de Torres (RHLT), constituída pelos municípios fundadores de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Este projeto teve como objetivo, entre outros, a valorização do património histórico e cultural do nosso concelho, de forma a consciencializar os nossos alunos e toda a comunidade para a importância das fortificações defensivas (fortes), que foram construídos para defender a cidade de Lisboa do exército francês, dando enfoque, em especial, aos do Forte da Casa, que deram origem ao nome desta localidade.

As turmas do 4ºA, 4ºE, 5ºC e 6º C empenharam-se na participação e concretização deste projeto. No final do ano letivo, os trabalhos desenvolvidos foram expostos e apresentados no átrio da escola E.B.2,3, tendo estes sido filmados para serem divulgados na página do Agrupamento, de forma a que toda a comunidade possa apreciar o trabalho desenvolvido, que só foi possível com a colaboração de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação,  Associação RHTL  e , ainda, o Museu das Comunicações, que ofereceu uma coleção de livros com informação importante sobre esta época histórica.

Uma vez que vivemos uma situação atípica, devido à COVID-19, não foi possível apresentar, ao vivo, a toda a comunidade escolar, o excelente trabalho que foi desenvolvido, ao longo de todo o ano letivo.

 

Total Page Visits: 134 - Today Page Visits: 1
Partilhar